Acorizal comemora 66 anos com extensa programação cultural



Folha Max (Conteúdo Extraído do Site Biorosário)


Acorizal (a 74 km ao norte de Cuiabá) é um dos municípios que compõe o cerrado mato-grossense, um dos mais ricos ecossistemas do Estado. Considerada a porta de entrada da Floresta Amazônica, a localidade comemora, em 2019, 66 anos de criação com extensa programação. As atividades, que ocorrem entre os dias 12 a 15 de dezembro, em horários diversificados, incluem missas, shows e apresentações culturais, entrega de obras, passeio ciclístico, feira gastronômica, além de corrida de cavalos e rodeio de touros. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.

A programação tem início na quinta-feira (12), às 5h, com alvorada de fogos, seguido de missa e café da manhã, entrega de obras pela prefeitura e almoço comunitário. Logo mais às 20h, ocorre a abertura do rodeio de touros – atividade que se tornou tradição na comemoração do aniversário do município. A animação fica por conta dos shows da banda Mega Star e do cantor Lucianinho dos Teclados.

Na sexta-feira (13), a festa continua com passeio ciclístico, às 8h. No período da noite, a partir das 20h, ocorre a semifinal do rodeio e shows das bandas Real Som e Lambadão dos Federais.

Marcha para Jesus abre a programação do sábado (14), às 16h. A partir das 21h, serão realizadas a final do rodeio e as premiações. As atrações culturais ficam por conta de Leo Vaqueiro e banda Bom Balanço.

Fechando a edição 2019 de aniversário da cidade, no domingo (15), às 8h, ocorre a final do Campeonato Municipal de Futebol; às 14h, a final da Corrida de Cavalo, seguida das premiações e show de talentos locais. O encerramento será com grandioso baile com a banda Os Originais.

A produtora executiva Cybelle Bussiki, do Instituto Cultural América (INCA), um dos realizadores do evento, destaca que a ideia é levar uma estrutura de entretenimento, cultura e arte para a população de Acorizal. “Buscamos valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural do município, além do resgate dos valores cívicos e sociais envolvidos nas comemorações”, afirma, ressaltando que a estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo evento, nos quatro dias de programação.

De acordo com ela, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento local e regional, e a valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. “Desenvolvendo junto à comunidade ações culturais e artísticas com ênfase no entretenimento, acreditamos que estamos promovendo e motivando o turismo e a melhoria das condições de renda local”.

O 66º aniversário de Acorizal é uma realização do Instituto Cultural América (Inca) e Douglas Silva, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer. Conta ainda com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, via emenda parlamentar impositiva do deputado Eduardo Botelho e Prefeitura Municipal de Acorizal.


Postar um comentário

0 Comentários