Dejair Liu vence enquete do Rosário Notícias e Selma Anzil surge como surpresa


Marcos Lopes 

O Site Rosário Notícias realizou entre os dias 10 a 24 de dezembro uma enquete com a seguinte pergunta: “Se as eleições municipais fossem hoje, em quem você votaria para Prefeito (a) de Rosário Oeste/ MT?” com o objetivo de saber a opinião da população rosariense sobre o perfil de quem ela deseja ter como próximo prefeito de Rosário Oeste. 

A enquete apresentou 15 nomes, entre novos e tradicionais do cenário da política rosariense, que estão sendo os mais comentados pela população em rodas de conversas. 

Ao todo 1.064 internautas votaram na enquete, uma margem muita expressiva considerando o período de 15 dias que a mesma ficou no ar e trouxe os seguintes resultados por ordem de votação: 

Dejair Liu (PR) - 32,52 % (346 votos) 

Kiko (PSB) – 25, 28 % (269 votos) 

Selma Anzil (PR)- 5,36% (57 votos) 

Tânia (PR) – 4,98% (53 votos) 

Alex da Farmácia (PSDB) – 2,44% (26 votos) 

César da Farmácia (PR) – 2,44 % (26 votos) 

Marco Araújo (PSDB) – 1,88 % (20 votos) 

Zeno Gonçalves – 1,6% (17 votos) 

Luiz Fernando (PDT) – 1,5 % (16 votos) 

Benvindo Pereira (PSDB) – 1,32 % (14 votos) 

Paulo Lubi - 1,03 % ( 11 votos) 

Wagner “Bike” (PV) – 0,85 % (09 votos) 

Jair da Felipe (DEM)- 0,56 % (06 votos) 

Ramos (PP) – 0,47% (05 votos) 

Euclides Maciel (PTB) – 0,28 % (03 votos) 

O que chamou a atenção na enquete é que 17,48 % (186 votos) dos internautas não votariam em nenhum dos candidatos, ou seja, os futuros candidatos terão um universo grande de eleitores para tentarem conquistar para sair na frente dos seus adversários. 

A enquete realizada pelo Rosário Notícias não tem valor científico e é apenas meramente uma pesquisa de opinião sobre a preferência dos internautas do site sobre quem eles gostariam que fosse o próximo prefeito de Rosário Oeste. 

Considerando a opinião momentânea dos internautas, o primeiro colocado Dejair Liu, caso as eleições fossem hoje estaria eleito com 32,52 % das intenções de votos e venceria o segundo colocado Kiko com um pequeno percentual de vantagem. 

Kiko na enquete obteve 269 votos, que é o equivalente a 25, 28 % das intenções de votos dos internautas. 

O resultado da enquete evidencia que os eleitores ainda estão divididos entre optar por candidatos tradicionais ou por candidatos novos, mas até 2020 muita água vai rolar e novas situações podem surgir e mudar de forma surpreendente a pacata população de Rosário Oeste. 

Afinal de contas tudo é possível na política, pois as chances de cada provável candidato estão vinculadas a filiação de partidos, às suas condutas, o não envolvimento em processos criminais e, principalmente, aos discursos centrados ou as vezes nexo que são proferidos no decorrer dos próximos meses. 

Vale mencionar, que algumas pessoas defendem a ideia de que estas enquetes são meras bobagens políticas, pois as eleições encontram-se distante, enquanto outros cidadãos afirmam que as enquetes são importantes ferramentas estratégicas para colocar o nome do possível candidato à disposição da apreciação popular. 





Postar um comentário

0 Comentários