Diploma está no Senado e Fávaro pode ser empossado nesta sexta em sessão virtualJacques Gosch


Jacques Gosch / RD News

O ex-vice-governador Carlos Fávaro, que foi diplomado senador pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta quinta (16), pode ser empossado na manhã desta sexta (17). Isso porque o documento já foi encaminhado ao Senado e o Regimento Interno prevê que o ato de posse aconteça em sessão ordinária.

Como os senadores devem se reunir em sessão virtual às 10h de amanhã, Fávaro pode ser empossado. A posse depende somente de decisão da Mesa Diretora.

Fávaro vai atuar como senador tampão, na vaga deixada pela ex-senadora Selma Arruda (Podemos), até que nova eleição seja realizada em Mato Grosso. A juíza aposentada teve a cassação confirmada pela Mesa Diretora do Senado nesta quarta (17) e, com a publicação do ato no Diário Oficial, seu mandato foi oficialmente extinto.

Cassação

Eleita em 2018 com 678.542 votos, Selma foi cassada por unanimidade pelo TRE de Mato Grosso por abuso do abuso de poder econômico e caixa 2 de campanha. Sua defesa recorreu, mas em dezembro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a sentença e convocou eleição suplementar.

Selma ainda pode judicializar a questão. Fávaro deve permanecer no cargo até a realização da eleição suplementar. O TRE chegou a marcar a suplementar para 26 de abril e os partidos realizaram convenções, oficializando 12 candidatos, mas o pleito acabou suspenso por causa da Covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários