![]() |
Fotos: Arquivo / Rosário Notícias |
Redação
Faltando menos de três meses para a data das eleições municipais, que irão eleger prefeitos e vereadores nos 5. 568 municípios brasileiros, a disputa eleitoral a prefeito em Rosário Oeste já começa a “tomar corpo” e poderá ter oito (08) candidatos. Mas, tem três grupos que já são vistos como os mais fortes politicamente e deverão polarizar e disputar o protagonismo político nestas eleições.
Pelo grupo governista, se apresentou a Imprensa no último dia 14, como pré- candidato o advogado e Procurador Municipal, Dr. Dejair Liu (PL) que deverá polarizar uma futura disputa com os empresários Kiko do Cedral, Luiz Fernando (MDB) e Alex da Boa Saúde (PSDB). Também se apresentam como pré- candidatos a prefeito, o empresário Nestrázio Ramos (PSL), presidente da Acero (Associação Comercial de Rosário Oeste), Euclides Maciel (Podemos), presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste e o vereador Marco Araújo (PTB), que correm por fora, mas já começam a dar sinais que poderão unir forças com grupos de oposição a atual gestão, aceitando o papel de ser coadjuvantes no processo, aceitando ser vice dentro uma chapa majoritária.
Além deles, existe a possibilidade da vice – prefeita de Rosário Oeste, Tânia Conrado (PSC) entrar na disputa ao comando do Poder Executivo Municipal, porém, ela ainda não anunciou oficialmente a sua pré- candidata a prefeita, mas já vista entre os possíveis nomes que poderão encabeçar a disputa majoritária nestas eleições municipais na cidade.
Segundo dados de pesquisas já realizadas por partidos políticos para consumo interno, a disputa deve ficar polarizada entre quatro nomes, que são eles : Os empresários Kiko do Cedral, Alex Boa Saúde e Luiz Fernando, que fazem oposição a atual gestão que desde janeiro do ano passado 2019, vinha trabalhando o nome do advogado e Procurador Municipal, Dr. Dejair Liu como o pré- candidato do grupo governista.
Dentre estes quatro nomes deverá sair o próximo prefeito de Rosário Oeste e como todos tem mais perfil técnico do que político, sendo que aquele que sair vitorioso terá que ter jogo de cintura para cumprir os acordos de campanha, sem inchar a máquina pública.
O grupo governista está unindo em torno do nome de Dejair Liu, enquanto a oposição tem 7 nomes que por diversas razões, entre elas, a disputa de ego, já começa o processo dividida e rachada e mostra que não haver possibilidade de todos os grupos oposicionistas se unirem para enfrentar o possível candidato da atua gestão.
A tendência de acordo com informações de fontes do Rosário Notícias, é a união entre o grupo do empresário Luiz Fernando com o grupo do vereador Marco Araújo, que viriam como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Na oposição, há um pensamento único assim; todos querem o apoio do PTB e do vereador Marco Araújo, mas ninguém aceita, o polêmico vereador Tito da Forquilha no mesmo palanque, chegando em alguns grupos oposicionistas, os pré- candidatos a vereadores ameaçarem uma debandada, caso ele [Tito] esteja no mesmo palanque que eles.
E com isso o vereador Marco Araújo, fica com uma escolha difícil , abre mãos dos poucos votos que o vereador Tito ainda tem no Assentamento da Forquilha do Rio Manso e aceita se unir com outros opositores da gestão municipal ou vai para tudo ou nada, mostrando ter complacência de seu colega de partido e de Casa de Leis.
Outros dois pré- candidatos que poderão se unir, são o empresário Nestrázio Ramos, presidente da Acero e Euclides Maciel, presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste. Porém, o ego pessoal de ambos, poderá inviabilizar esta união em um futuro próximo.
Apesar de se declarar, como opositor da atual gestão, o empresário Alex da Boa Saúde, poderá vir a compor chapa majoritária governista como vice de Dejair Liu, ou ao contrário também pode ocorrer.
Uma improvável, mas não impossível união de esforços para derrotar o grupo governista, pode acontecer entre os empresários Kiko do Cedral e Luiz Fernando, mas neste caso uma pesquisa quantitativa e qualitativa indicaria quem seria o candidato a prefeito e o vice, respectivamente.
Por ora, o que se deve levar em consideração até o momento, é o surpreendente crescimento positivo da pré- candidatura a prefeito do empresário Kiko do Cedral e a evolução no crescimento do nome do advogado e Procurador Municipal , Dejair Liu, ou seja, a disputa poderá ficar ainda mais polariza entre estes dois nomes, deixando os demais como meros coadjuvantes em um processo eleitoral que há anos , Rosário Oeste não via.
Quem será o próximo prefeito de Rosário Oeste? A resposta somente as 19 horas do dia 15 de novembro. Até lá, muitas candidaturas poderão surgir e outras insurgirem. Ou ainda de oito prováveis candidatos a prefeito, apenas 4 nomes poderão ter forças para seguir até o final.
0 Comentários