Tenente Delfino recebeu homenagem pelos 28 anos de serviços prestados dentro do Corpo de Bombeiros e pela criação de Brigadas Mistas


 Da Redação Com Informações do Página 1

 Em uma cerimônia realiza no último dia 06, o Comandante das Brigadas Mistas Municipais de Rosário Oeste, o Tenente Bombeiro Onézimo Delfino da Costa foi homenageado pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em Várzea Grande.

Na ocasião ele foi  agraciado pelos 28 anos de serviços prestados para a corporação e pela criação das Brigadas Mistas por onde comandou e supervisionou na região da Baixada Cuiabana.

Tenente Delfino foi responsável pela chefia da Seção Operacional do 2º Batalhão de Bombeiro Militar e pelas Brigadas Municipais Mistas que compreendem os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Rosário Oeste e Nobres. Ele recebeu esta homenagem na companhia da sua esposa, Cíntia Félix, que é Coordenadora da Defesa Civil  no Município de Rosário Oeste e também das duas Brigadas Mistas Municipais do Município que receberam o nome de “BMM Guará”.

 

 O homenageado é de origem Bakayri por parte de sua Mãe Maria Ambrosina da Costa e deu treinamento na Aldeia Bakayri e também nos demais municípios que são cobertos pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Ele também recentemente foi homenageado pela Assembleia Legislativa através do Deputado Eduardo Botelho e pela Câmara Municipal de Rosário Oeste, através do vereador Amilson Neponuceno[foto no começo desta matéria].

 

 HISTÓRICO

Nascido em 25/11/1975, Onézimo Delfino da Costa iniciou a sua carreira militar como soldado do CBMMT em 1994. Em 2003 foi diplomado 3° SGT Bombeiro Militar e em 2016 iniciou a carreira do Oficialato como 2° Tenente Bombeiro Militar.

Possui cursos superiores de tecnólogo em Gestão de Segurança Pública, Patrimonial e Pessoal e também curso superior de Gestão Pública. O militar fez os seguintes  estágios militares: EABA, EMALT, ESALT, EPCIF, EBSAR (Instrutor) e EAPAN (EB). Fez também os seguintes cursos militares: CPCIF, CATF Estado do Ceará, CES, CAS e CHOA.

Desde 1996, Delfino iniciou a inclinação pela aérea ambiental com o estágio de EPCIF e já em 2003 trabalhou na equipe  Coordenação do CFSD daquele ano. Ele também fez parte da coordenação do 1° Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do CBMMT, onde foi responsável por criar a 1° Sala de situação de Comando da Operação Mato Grosso Verde "CIMAN" no prédio da Defesa Civil do Estado.

 

O Militar formou a primeira turma de Brigadista do regime socioeducativo do estado e iniciou o primeiro protótipo de carro Auto Rápido Florestal-AR NO CBMMT. No mesmo ano ele realizou a primeira  ação de trabalho em parceria com os municípios denominados Guardiões do Pantanal, o qual foi aplicado em Rosário Oeste.

Trabalhou no Comitê Estadual de Gestão do Fogo de 2016 a 2020 e foi eleito para a Delegação dos membros que foram à Brasília para a conferência  Nacional do Meio Ambiente em 2003.

Fez parte da coordenação do PAEAS PANTANAL  no município de Poconé no ano de 2020, onde atuou no trabalho de resgate dos animais silvestres e também no controle de logística e operações. 

  

Atualmente o Tenente BM Delfino encontra-se na Reserva Remunerada  do CBMMT e seu último trabalho foi a frente da chefia da Seção Operacional do 2º Batalhão de Bombeiro Militar e tambem responsável pelas Brigadas Municipais Mistas dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Rosário Oeste e Nobres. Ele fez parte também da coordenação da Certificação Nacional de Cães da LIGABOM.

O Bombeiro foi homenageado também em todos os municípios em que prestou serviços inclusive pelo Deputado Estadual Eduardo Botelho que é Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e também pelo Vereador Amilson Neponoceno que é Presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste e pela Vereadora Marta Almeida, onde recebeu moção de aplausos pelos seus trabalhos.

Confira em imagens um resumo dos trabalhos prestados pelo Tenente Delfino ao estado de Mato Grosso , em especial a Baixada Cuiabana. 



Postar um comentário

0 Comentários